Ataque terrorista em sinagoga deixa 2 mortos durante Yom Kippur na Inglaterra

  • 02/10/2025
Ataque terrorista em sinagoga deixa 2 mortos durante Yom Kippur na Inglaterra
Ataque terrorista em sinagoga deixa 2 mortos durante Yom Kippur na Inglaterra (Foto: Reprodução)

Um ataque terrorista em uma sinagoga deixou duas pessoas mortas, em Manchester, na Inglaterra, na manhã desta quinta-feira (2). O atentado aconteceu no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico.

Segundo testemunhas, um homem vestindo um colete à prova de balas e uma possível bomba dirigiu um carro contra o portão da Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, em Crumpsall. Em seguida, desceu do carro e começou a atacar fiéis com uma faca no pátio do templo. 

"Eu estava do lado de fora e ouvi um som de batida e pensei que poderia ser um fogo de artifício", relatou Chava Lewin, uma judia que mora ao lado da sinagoga, ao The Telegraph. 

“No segundo em que saiu do carro, começou a esfaquear qualquer pessoa perto dele. Ele foi até o segurança e tentou invadir a sinagoga. Alguém trancou a porta. Todo mundo está em choque total”.

Uma testemunha afirmou que o rabino Daniel Walker permaneceu calmo e levou a congregação para um local seguro.

Poucos minutos depois, os policiais chegaram ao local, quando o terrorista estava tentando invadir a sinagoga por uma janela.

"O cara tinha uma faca e estava apenas esfaqueando a janela. Em segundos, a polícia chegou, eles lhe deram alguns avisos, ele não ouviu, então eles abriram fogo", disse uma testemunha à BBC.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gabriel Ferrigno 🇧🇷 🇮🇹 | OSINT (@ferrygno)

Ataque terrorista

Em um comunicado, a polícia local informou: "A polícia da Grande Manchester pode confirmar que duas pessoas morreram após o grande incidente do lado de fora da Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park. Uma terceira pessoa, um homem que se acredita ser o agressor, foi baleado por oficiais e também se acredita estar morto”.

Outras três pessoas estão em estado grave no hospital. A polícia afirmou que "declarou Platão", que é a palavra-código nacional da Grã-Bretanha usada pelos serviços de emergência para responder a um "ataque terrorista saqueador".

O primeiro-ministro da Inglaterra, Keir Starmer, condenou o atentado em comunicado. "Estou chocado com o ataque a uma sinagoga em Crumpsall. O fato de isso ter ocorrido em Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, torna tudo ainda mais horrível”, declarou.

"Faremos de tudo para manter nossa comunidade judaica segura", prometeu ele, após informar que policiais foram enviados a sinagogas de toda a Inglaterra para prevenção.

Starmer viajará de volta ao Reino Unido para liderar uma reunião de emergência sobre o ataque.

O rei Charles III também se manifestou com uma mensagem de apoio às vítimas. "Minha esposa e eu ficamos profundamente chocados e tristes ao saber do horrível ataque em Manchester, especialmente em um dia tão significativo para a comunidade judaica”, afirmou.

"Nossos pensamentos e orações estão com todos os afetados por este terrível incidente e agradecemos muito as ações rápidas dos serviços de emergência”.

Comunidade judaica em Manchester

A cidade de Manchester abriga a maior comunidade judaica do Reino Unido fora de Londres. Desde 2011, o número de judeus que vivem na cidade aumentou cerca de 20%, somando um total de 30.000 pessoas.

Muitos judeus residem no norte de Manchester, onde aconteceu o ataque terrorista de hoje.

Para Heath Showman, um frequentador da Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, um atentado terrorista contra a comunidade judaica na cidade era uma “questão de tempo”, devido ao aumento do antissemitismo desde o ataque do Hamas à Israel de 7 de outubro.

“É uma questão de tempo. Venho a esta sinagoga há 37 anos e a segurança tem aumentado a cada ano, mas vem crescendo nos últimos dois anos. O retrato do conflito em Gaza afetou todo o povo judeu”, comentou ele, em entrevista ao Telegraph.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/ataque-terrorista-em-sinagoga-deixa-2-mortos-durante-yom-kippur-na-inglaterra.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. São Sinais

Abençoado Soul

top2
2. Relato Dos Que Ficaram

Mensageiros da Profecia

top3
3. Ainda Dá Tempo De Se Arrepender

Rei Servo de Deus

top4
4. Novo Normal

Verdade Relatada

top5
5. Só Deus

Irmão Lazrao

Anunciantes